fbpx

DIA MUNDIAL DO PATRIMÔNIO VISUAL

Cinema é patrimônio, cultura e história!

O dia 27 de outubro foi proclamado como Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual pela UNESCO para lembrar a importância de se preservar os documentos audiovisuais do mundo todo.

Para quem preza pelo cinema brasileiro, a data em 2020 é a mais importante dos últimos anos. O setor sofre de grande descaso. O maior acervo de preservação dos filmes brasileiros, a Cinemateca, está ameaçada pelo abandono, falta de recursos e desprestigio de seus trabalhadores.

A produção cinematográfica futura também padece. A falta de eficiência nas políticas de fomento da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) é a principal razão.

Como se conjuntura acima não bastasse, o audiovisual foi uma área fortemente prejudicada pela pandemia. Raras foram as políticas públicas para minimizar os danos durante a escassez de trabalho.

Portanto, hoje é mais um dia de luta do que de celebração! Dia para reivindicarmos a proteção dos projetos, dos documentos e do trabalho no setor audiovisual!

Além da importância cultural, o cinema contribui significativamente para a nossa economia. Cria mais de 300 mil empregos por ano e representa cerca de 0,5% do PIB nacional.

Pelo audiovisual brasileiro e mundial!

#cinemabrasileiro #cinemaecultura #cinemaearte #cinemaehistoria #cinemateca #preserveocinema #diainternacionaldopatrimônioaudiovisual #patrimonioaudiovisualbrasileiro #valorizeoaudiovisual #ancine #setoraudiovisual #fomentocinemabrasileiro #2709 #UNESCO #september27 #27desetembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COPYRIGHT © 2020 MONSTERCAM. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – Desenvolvimento: Doppiod