fbpx

CINEFADE

Cinefade é um sistema de filtros que possibilita um recurso de linguagem até então inexistente na cinematografia, a rampa de profundidade de campo. Ou seja, a profundidade de campo varia sem que a fotometria seja alterada.

Além disso, o Cinefade tem mais duas funções: Rota Pola ou ND variável. Ambas controladas pelo comando de foco com as mudanças de ângulo e Stops indicadas no visor do aparelho.

A polarização é feita com precisão de 5°. Isso é ótimo para quando se precisa tirar o filtro da posição por qualquer motivo e, em seguida, ter que voltar ao ponto anterior.

A função de ND variável controlada remotamente possibilita manter a profundidade de campo (não se altera o diafragama) ao mover-se entre ambientes com diferentes luminosidades.

Todos estes recursos são possíveis graças à integração com o excelente comando de foco C-Pro, da C-Motion.

Na rampa de profundidade de campo, dois motores trabalham inversamente na íris da objetiva e no ND variável do Cinefade.

Pensando narrativamente, se você fizer a rampa fechando o diafragma para ganhar profundidade de campo, partes da imagem que estavam desfocadas no início entrarão em foco dando mais leitura e chamando a atenção do espectador.

Fazendo o inverso, você conduzirá o olhar do público para menos elementos. Bom para enfatizar algo ou dramatizar uma expressão, por exemplo.

As mudanças de polarização podem ser usadas para criar movimentos de passagem de reflexos em carros, jóias, cosméticos etc. Dá para usar esses recursos em dramaturgia, packshots, wildlife ou onde sua criatividade te levar.

O Cinefade foi criado por um ex-estudante de cinema de Londres, Oliver Christiansen, durante sua graduação.

Oliver esbarrou em dificuldades técnicas para transformar a grande sacada em realidade. A parceria com a C-Motion foi fundamental para desenvolvê-la.

A partir daí o sistema recebeu vidros Arri e o brinquedo ficou profissional.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o Cinefade, fale com a gente.

O único do Brasil mora aqui na Monster! ; )

Textos: @leopietrocola
Agradecimento especial: Oliver Christiansen
Agradecimentos: @clovisgr@menudo1o@tiago.placido
@cinefade@cmotionlcs@arri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COPYRIGHT © 2020 MONSTERCAM. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – Desenvolvimento: Doppiod